Caso Queiroz: Testemunhas do seleccionador começam a ser ouvidas esta tarde
O seleccionador de futebol, Carlos Queiroz, contestou segunda-feira a nota de culpa que lhe foi entregue pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF e apresentou nove testemunhas que começam hoje a ser ouvidas. Os presidentes do Benfica e do FC Porto, Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa, estão entre essas testemunhas que Queiroz indicou e que vai apresentar na sua defesa. Os outros nomes são Sir Alex Fergusso, Luis Figo, Henrique Jones, António Simões, Agostinho Oliveira, Vitor Frade e Joaquim Barbosa. As testemunhas são ouvidas a partir das 14h30 pelo CD, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. É caso para dizer que só mesmo Queiroz para unir Pinto da Costa e Vieira numa santa-aliança para salvar o bom nome do senhor seleccionador nacional. Poderia falar também no nome de Luis Figo, mas depois do chorudo pequeno almoço tomado com José Sócrates, nada mais há a dizer.
Uma coisa parece certa, é admitido que Queiroz afirmou mesmo: “Porque é que estes gajos não vão a esta hora fazer o controlo para a cona da mãe do Luís Horta?”. No entanto, a frase é considerada como “um desabafo face à sua impotência e frustração por não conseguir evitar o acordar dos jogadores antes da hora prevista, assim interferindo com o descanso dos mesmos” num plano que tinha salvaguardado o repouso para um treino às 10h30. Para a defesa, tal expressão é “equivalente a “não me chateiem”, embora usando calão e vernáculo”.
Na sequência da audição das testemunhas arroladas pelo seleccionador e da análise aos fundamentos que suportam a contestação deste à nota de culpa, o CD da FPF irá elaborar o acórdão do qual poderá sair uma sanção disciplinar a Carlos Queiroz. Essa sanção, caso viesse a ser oficializada, coisa que sabemos não irá acontecer, poderia traduzir-se numa suspensão do seleccionador por um prazo determinado, o que, a confirmar-se, comprometeria a sua continuidade no cargo, visto que a selecção portuguesa inicia a sua participação na fase de qualificação para o Euro2012 a 3 de Setembro, frente ao Chipre, em Guimarães. Recorde-se que mesmo que o seleccionador viesse a recorrer para o Conselho de Justiça da FPF de uma eventual suspensão aplicada pelo CD, tal recurso não teria efeito suspensivo, pelo que a punição teria efeitos imediatos. Dizemos teria, porque é seguro que Queiroz não vai ser suspenso e o caso vai ser arquivado.
No entanto, é sempre bom lembrar que nem Laurentino Dias nem a ADop vão ficar a dormir sobre este mais que provável arquivamento. Até porque caberá à Autoridade Antidopagem a última palavra, depois desta receber o acórdão do CD. É esta entidade que terá a palavra final mesmo depois do Conselho de Disciplina se pronunciar e de eventualmente haver recurso para o Conselho de Justiça. O insulto a um agente de autoridade pública e a perturbação provocada numa acção de controlo antidoping são motivos considerados suficientemente graves – como aliás o próprio secretário de Estado Laurentino Dias reconheceu – para justificarem não apenas o inquérito que foi conduzido em sede do Instituto do Desporto de Portugal mas também uma sanção exemplar. Mas neste caso e partilhando do muito que diz António Boronha sobre todo este assunto, julgo que muita razão tinha o revolucionário pensador chinês Mao Tsé-Tung quando escreveu certo dia que “Quando o inimigo avança, retiramos. Se o inimigo acampa, provocamos. Se o inimigo se cansa, atacamos. Se o inimigo se retira, perseguimos.”
PS: Não se admirem se Moutinho e Carlos Martins, forem chamados por Queiroz para os próximos encontros de qualificação para o Europeu. Uma coisa é certa e sabida. O seleccionador é acusado de perturbações e injúrias à delegação médica que controlou os jogadores de Portugal, no estágio da Covilhã, sendo que um dos clínicos anti-doping não terá conseguido concluir o relatório, porque ficou perturbado. Isso é indesmentível, tal como a história da cona da mãe do outro senhor. Se é este o seleccionador nacional que os portugueses querem, está tudo dito sobre esses portugueses …
0 comentários:
Postar um comentário