Páginas

Mineiros podem ser resgatados neste fim de semana

Os homens estão presos a 700 metros de profundidade há dois meses

Familiares de mineiros soterrados

Familiares rezam pelos mineiros em missa realizada no acampamento próximo à mina de San Jose (Ariel Marinkovic/AFP)

Faltam 160 metros para alcançar os homens, diz o responsável pela perfuração

Engenheiros que trabalham no resgate dos 33 operários chilenos presos há dois meses na Mina de San Jose, a 700 metros de profundidade, esperam trazê-los de volta à superfície já neste fim de semana. A primeira previsão era de que a libertação dos mineiros seria possível apenas em dezembro - quatro meses depois do acidente que os soterrou, em agosto. Conforme os trabalhos avançavam, as estimativas ficavam mais otimistas. Na segunda-feira, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, adiantou que o resgate ocorreria antes de sua viagem à Europa, prevista para o próximo dia 17.

Segundo o responsável pelas operações de perfuração, Pedro Buttazzoni, falta pouco para chegar à galeria onde os homens estão presos: cerca de 160 metros. Ele, que é diretor da companhia especializada chilena Geotec, disse que espera terminar a perfuração em três ou quatro dias. Contudo, a equipe de resgate ainda discute se será preciso cobrir o túnel com metal para retirar os mineiros, como havia sido planejado anteriormente. Se isso for necessário, o processo pode levar mais alguns dias. “Já havia sido decidido que a cobertura de metal não seria necessária. É perfeitamente possível que os mineiros sejam resgatados no fim de semana”, destacou.

O acidente - Os 33 mineiros trabalhavam na mina de San José, no deserto do Atacama quando, no dia 5 de agosto, um desmoronamento bloqueou a saída do local, deixando-os presos a 700 metros de profundidade. A confirmação de que todos haviam sobrevivido ao acidente veio somente 17 dias depois, quando equipes de resgate fizeram o primeiro contato com eles, que anunciaram: "Estamos bem no refúgio, os 33.”

Desde então, o governo chileno trabalha em um lento processo de salvamento, enquanto os familiares se acomodam em um acampamento próximo à espera de notícias - que são enviadas por meio de vídeos e cartas. Conectados à superfície por pequenos dutos por onde são enviados alimentos, remédios e água, eles falaram diretamente com o presidente Piñera, foram cumprimentados pelo Papa Bento XVI, e receberam ajuda da Nasa.

Ler Mais

Duas pessoas são baleadas em assalto em frente a banco em Pernambuco

As vítimas estavam com dinheiro para fazer um depósito; os ladrões conseguiram fugir

Do R7, com TV Tribuna

Duas pessoas foram baleadas, na tarde de segunda-feira (4), em frente a uma agência bancária, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Segundo a polícia, um comissário aposentado da Polícia Civil e um amigo iriam fazer um depósito quando foram abordados por três homens armados que anunciaram o assalto.

Os bandidos conseguiram fugir com o dinheiro após atirar nas duas vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital da Restauração, no Recife. Eles não correm risco de morrer.

Ler Mais

Vídeo mostra soldado de Israel que dança ao lado de prisioneira palestina Militar faz coreografias ao lado de mulher algemada e vendada.

Exército iniciou investigação sobre o caso, segundo a imprensa local.

Da AFP

Um vídeo no qual um suposto militar israelense aparece dançando ao lado de uma prisioneira palestina algemada e vendada foi mostrado na noite de segunda-feira (4) por um canal da televisão local.

As imagens aparecem algumas semanas depois do escândalo provocado pelas fotos publicadas no Facebook por uma ex-soldada, que aparece sorridente ao lado de prisioneiros palestinos algemados.

No vídeo, que foi postado no site de compartilhamento de vídeos You Tube, o militar aparece imitando movimentos de uma dança oriental ao som de música árabe, movendo-se em torno de uma jovem, que tem as mãos atadas e os olhos vendados.

Segundo a imprensa israelense, o exército iniciou uma investigação interna sobre o incidente.

Imagem do vídeo com a dança.

Imagem do vídeo com a dança, retirada do You Tube. (Foto: AFP)

Ler Mais

Heres Mitta

Desapareceu3