Páginas

Quadrilha de desmanche é presa

Três homens que desmanchavam carros na Cidade Estrutural foram presos no início da noite. Ao perceberem a presença da Polícia Militar, eles tentaram fugir por um matagal, mas foram capturados. Entre os detidos, um menor, além de Rogério de Jesus Souza, 20 anos, e Carlitos Souza da Silva, 34 anos. Com os acusados foram encontradas ferramentas utilizadas na pratica dos crimes, como chaves de fenda e alicates. Segundo a polícia, os maiores já eram fichados por tentativa de homicídio e posse de arma. Eles foram encaminhados ao cárcere do DPE e responderão pelos crimes de formação de quadrilha e furto de veículos. O adolescente foi levado à DCA.
Ler Mais

Polícia prende nove integrantes de quadrilha de roubo de gados

Uma quadrilha de roubo, furto e receptação de bovinos foi presa na operação “Rei do Gado”, desencadeada nesta segunda-feira (5) pela Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis (212 km ao Sul) e finalizada na terça-feira (06.01). Na operação, nove pessoas que integravam a quadrilha foram presas por policiais da Divisão de Crimes contra do Patrimônio (Depatri) do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do município. As investigações iniciaram há 3 meses. A operação é primeira do ano de 2009, realizada em Rondonópolis.

As investigações ganharam consistência a partir de uma tentativa de furto ocorrida em 27 de dezembro de 2008, em uma fazenda na Rodovia MT-270, saída para Guiratinga. Os autores não levaram o gado, mas furtaram outros objetos como arreios e deixaram pistas no local. Três dias depois, no dia 30, cinco integrantes da mesma quadrilha abordaram três vítimas e roubaram 20 cabeças de gados e objetos de outra fazenda. “Eles deixaram algumas pistas como aparelhos celulares em duas fazendas. Na última, foi deixado o celular de um dos foragidos”, disse o delegado Claudinei Lopes, que comanda as investigações.

Segundo o delegado, o gado seria negociado com receptadores, proprietários de fazendas da região Sul de Mato Grosso. “A gente acredita que tenha comerciantes também envolvidos”, complementa. Claudinei explicou que o grupo geralmente pesquisa as fazendas antes de cometer o furto ou roubo. “Eles vem pesquisando, daí contrata um motorista para ir ao local e transportar o gado furtado”, disse.

As 20 cabeças de bovinos foram encontradas no sítio ‘Morada da Serra’, pertencente ao preso Célio de Jesus Borges da Fosenca, 48 anos. O local foi identificado após informações repassadas pelo motorista Valdete Martins de Oliveira, 54, que confessou aos policiais que realizou vários fretes para a quadrilha era comandada por Luciano Rodrigues de Arruda, popular “Chico”, que está foragido. O gado era negociado por Marcelo Martins de Souza, também preso.

Foram presos: Célio de Jesus Borges da Fonseca, 48, o motorista Valdete Martins de Oliveira, 54, ambos vão responder por crimes de receptação e formação de quadrilha (Artigos 180 e 288 do Código Penal Brasileiro). Já os presos Hudyallen Mendes de Andrade, 19, o “Macarrão”, Antonio de Arruda 19, Fernando Maicon da Silva, 20, Jackeline Pereira dos Santos, 18, Geovani Rodrigues dos Santos, 22, Ademir Rosa Vilarinho, 23, e Marcelo Martins de Souza, 31, foram indiciados por crime de formação de quadrilha.

O acusado Hudyallen, vulgo "Macarrão", confessou a co-autoria no roubo da primeira fazenda, apontando os comparsas Antonio de Arruda, o "Toim" e Anderson Rodrigues Pereira, o "Dico ou Patinho". Os dois estão foragidos.

Os suspeitos Fernando Maicon da Silva, juntamente com Hudyallen, são investigados em um roubo ocorrido recentemente na região do bairro Vila Operária. A acusada Jackeline Pereira dos Santos também contribuía para as ações criminosas. Ela foi presa na companhia no marido Antonio de Arruda, na residência dos acusados Ademir e Geovani, suspeitos de apoiar a quadrilha.

0s objetos roubados da primeira fazenda (bateria, ferramentas e outros) foram localizados na residência de Hudyallen. Uma arma de fogo e um capuz foram encontrados na casa de um homem identificado por Anderson, o “Dico”.

As investigações continuam para identificar dois adolescentes que fazem parte do bando e com o pedido de prisão preventiva dos foragidos.

MANDADOS - Também na segunda-feira (05.01) dois mandados de prisão foram cumpridos pelos investigadores da Divisão de Crimes contra do Patrimônio (Depatri) do Cisc de Rondonópolis. Com duas prisões decretadas pela 14ª Vara de Criminal de Cuiabá e pela Central de Penas e Medidas Alternativas de Cuiabá, Wilson Alves Pereira, 41 anos, foi preso no centro da cidade. Ele é condenado por crimes de furto e já foi indiciado em Mato Grosso em nove inquéritos por crimes de furtos (seis vezes), tráfico e uso de entorpecentes e uso de documento alheio; também, usava outros nomes, sendo: Matheus Alves Pereira, Vanilton Alves Pereira (irmão de Wilson) e Edson Barbosa da Silva.

Após o cumprimento dos mandados, o preso foi encaminhado à Cadeia Pública de Rondonópolis.

Autor: Raquel Ferreira
Ler Mais

Mãe acorrenta adolescente para afasta-lo das drogas.

Quarta-feira 07 de janeiro de 2009 12:10
Interior de Minas
Mãe acorrenta adolescente para afastá-lo das drogas
Simone Lima - Estado de Minas
Reprodução/TV Alterosa
Família se diz refém do garoto, que é viciado em crack
Acorrentar o filho de 15 anos pelos pés e pelas mãos. Essa foi a única maneira que a dona de casa Luzia Ferreira da Silva encontrou para afastar o adolescente do mundo das drogas e do crime. O caso aconteceu na cidade de Cláudio, região Centro-Oeste de Minas. O jovem já teria roubado o celular da mãe e do irmão mais novo para conseguir crack, além de ter sido detido várias vezes pela Polícia Militar praticando atos de vandalismo e furto.

O adolescente estava com as mãos e os pés presos por uma coleira de cachorro e uma corrente com cadeado. Durante uma semana ele ficou preso em um cômodo nos fundos da casa onde mora. Desesperada, Luzia da Silva explica que já tentou conversar com o filho, buscou ajuda, mas o jovem tem causado muitos problemas e se recusa a largar o vício. “Meus outros filhos pediram para que eu colocasse ele para fora de casa. Mas eu não tenho coragem. Se ele ficar só na rua, vai acabar morto. Então preferi prender ele em casa. Não tem outra maneira de manter ele longe do crime e das más influências. Ele já vendeu até as próprias roupas para comprar droga”, afirma.

Somente no final de 2008, o rapaz já havia sido apreendido em flagrante três vezes, uma delas pelo arrombamento, incêndio e furto à uma escola municipal. A PM chegou até a casa onde o jovem estava através de denuncias anônimas. Os militares arrebentaram as correntes e libertaram o adolescente, que foi encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Após ser atendido, ele foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Reprodução/TV Alterosa
Jovem foi preso também pelos pés
Luzia da Silva foi presa em flagrante. Ela responderá em liberdade pelo crime de cárcere privado. O adolescente permanece na delegacia, onde aguarda a decisão do Conselho Tutelar sobre o seu destino.

Lagoa da Prata

Ainda na região Centro Oeste de Minas, a 100 quilômetros de Cláudio, no município de Lagoa da Prata, uma adolescente de 15 anos foi acorrentada pela mãe, que buscava uma maneira de manter a filha longe “das más campanhias”. Simone Aparecida Bernardo conta que, muitas vezes, a menina dorme fora de casa, sem avisar. Ela também estaria com problemas na escola. “Já buscamos ajuda no Conselho Tutelar, mas eles nunca fazem nada. Então acorrentei os pés dela porque assim ela não sai de casa. Ela anda pela casa toda, mas fica com vergonha de sair na rua com as correntes arrastando pelo chão. Dessa maneira, sei onde minha filha está e ela não fica andando com más influências, que tem trazido muitos problemas para toda família”, explica.

O conselheiro tutelar Nelson Bernamino afirma que a jovem já passou por muitos programas sócio educativos, mas nunca chegou a concluir nenhum deles. “A própria adolescente viola seus direitos. Não participa dos programas e não podemos obriga-la”, diz.

A terapeuta Eliana Pereira Inácio ficou sabendo do caso e ofereceu ajuda. Após uma longa conversa, a jovem aceitou ser levada para uma clínica, onde receberá tratamento adequado. “Quando ela escutar a história dela contada por outros adolescentes e puder também falar sobre seus sentimentos, certamente perceberá o que tem feito de errado. Vamos apoia-la nesse momento tão delicado”, finaliza.
Ler Mais

Dupla é presa com revólver no Campo Velho

Da Reportagem

Dois jovens foram presos pilotando uma motocicleta Yamaha vermelha e portando um revólver calibre 38. Segundo a polícia, eles estariam se preparando para praticar um assalto. Trata-se de Diego Souza Camargo, de 22 anos, e um adolescente de 16. A prisão ocorreu anteontem, por volta das 21 horas, no cruzamento das avenidas General Melo com Miguel Sutil, no Bairro Campo Velho.

Segundo os policiais, a dupla é moradora do bairro e é suspeita de praticar dois assaltos sendo um contra uma pessoa no meio da rua e outro numa farmácia. “O dinheiro roubado não é muito, mas a violência, o medo que a dupla, provocou é muito maior”, observou um policial que participou da prisão. Os policiais não souberam informar o valor roubado.

Na Delegacia do Complexo do Planalto, Diego negou a prática dos assaltos. “Não tenho nada a falar. Não fui eu (quem participou dos roubos)”, assegurou.

Os dois, no entanto, foram reconhecidos pelas vítimas. Com a prisão, os policiais acreditam que novas vítimas deverão aparecer. Diego foi autuado em flagrante por roubo e será encaminhado para uma unidade prisional da Grande Cuiabá. O garoto, por sua vez, será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da Capital.
Ler Mais

Bandido morre durante assalto a loja de celulares

Galeria

Clique para Ampliar

Local do crime: sangue na calçada da loja. A suspeita de que o corpo foi arrastado é investigada (Foto: Juliana Vasquez)

Clique para Ampliar

Comparsas presos: Francisco Aleakison, 21; e Giliard de Abreu, 19; já respondem a outros crimes na Justiça (Foto: Juliana Vasquez)

Dois comparsas do assaltante tentaram fugir, mas foram capturados, em seguida, por policiais do Ronda do Quarteirão

Uma tentativa de assalto, na manhã de ontem, no bairro Presidente Kennedy (Zona Oeste da Capital), terminou com um dos assaltantes morto e outras duas pessoas presas pela Polícia Militar. De acordo com a Polícia, Adaílton José Gomes da Costa, 19, foi baleado e morto, por volta das 9 horas, dentro de uma loja de celulares situada na Avenida Sargento Hermínio, 3440.

Segundo testemunhas, Adaílton e dois comparsas anunciaram o roubo. Houve reação por parte de alguém que estava na loja, provavelmente um segurança que atirou e matou o assaltante.

Ao presenciarem o tiroteio, os comparsas do bandido tentaram fugir, mas foram capturados por patrulhas do Ronda do Quarteirão da área a poucos metros do local, sendo identificados como Francisco Aleakison Gomes da Costa, 21; e Giliard de Abreu Silva, 19. Ambos já respondem a outros crimes na Justiça.

Insegurança

Segundo o major PM Rondon Lopes, que estava na supervisão do Policiamento da Capital, logo que tomaram conhecimento da ocorrência, as patrulhas da área foram acionadas para o local e conseguiram perseguir e prender os outros dois acusados.

O homem morto na calçada chamou a atenção dos moradores do bairro e de lojistas. Todos se diziam chocados com a cena presenciada ali. Outros cobraram mais policiamento.

A dona de uma loja, que preferiu não se identificar, contou que muitos estabelecimentos naquele bairro são assaltados. Segundo a empresária, em dezembro alguns lojistas se reuniram e pagaram segurança privada para garantir a integridade dos clientes nas compras de Natal, mas em janeiro o contrato foi cancelado e os roubos voltaram a ocorrer.

Os dois bandidos presos foram levados para o 1º DP (Monte Castelo) e autuados em flagrante pelo delegado titular Vagner Diniz Leite. Ele afirmou que as primeiras informações são de que Adaílton foi morto dentro da loja e o corpo arrastado para a calçada. Diniz salientou que está aguardando o comparecimento do proprietário da loja à delegacia para explicar o que realmente ocorreu na hora do assalto.

Conselho

O pai do assaltante morto compareceu à delegacia para providenciar uma guia cadavérica complementar (já com a identidade completa do morto) que seria levada para o Instituto Médico Legal (IML). Acompanhado de sua filha adolescente, ele preferiu não falar com os jornalistas. A irmã de Adaílton contou que o pai sempre aconselhava o filho a largar as más companhias e deixar de cometer delitos. “Ontem mesmo, meu pai conversou com ele e pediu para ele sair dessa vida, mas nada adiantou”, contou emocionada.

Outro caso

Três bandidos armados - aparentemente adolescentes - praticaram um ousado assalto, no começo da noite de ontem, na Avenida Antônio Sales, em plena Aldeota. Eles entraram em um ônibus da linha Circular e fizeram uma ´limpeza´ em todos os passageiros. Roubaram também o dinheiro das passagens que estava em poder do trocador.

Em seguida, os criminosos armados fugiram a pé pela Rua Joaquim Nabuco. Várias patrulhas da Polícia Militar foram acionadas para o local do assalto, mas não conseguiram encontrar os ladrões.
Ler Mais

Heres Mitta

Desapareceu3