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segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Saiba como ser uma empresária virtual

Casa & Compras

03/11/08 17:49

Brechó

Saiba como ser uma empresária virtual

Entre vários endereços, há blogs que não só vendem, como também dão dicas de moda

Agência Estado
Caprichosas, muitas blogueiras mandam as roupas higienizadas, perfumadas e cuidadosamente empacotadas. A sergipana Suzana Andrade de Mendonça, de 32 anos, conhecida por Suzi, já despachou via correio mais de 250 peças em apenas quatro meses de vida do seu Brechó da Suzi. Para as freguesas de Salvador, capital onde mora, entrega em uma sacolinha personalizada, com o logotipo do blog.

"Tenho clientes fiéis de Manaus, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e vendo muito também para brasilienses", conta Suzana, que é dona de uma empresa que administra imóveis. "E já mandei para brasileiras que vivem fora do País, como Áustria, Boston e Londres. Dizem que as roupas de lá são sem-graça." Consumidora voraz, ela se desfaz de muitas peças de grife e, com as vendas pela net, consegue recuperar uma parte do dinheiro que deixa nas lojas.

A secretária paulistana Monica Winther, de 35 anos, sempre tenta verificar se a pessoa é idônea antes de bater o martelo sobre a venda ou a troca. "Faço uma pesquisa virtual antes, mas muitas dão referências, avisando que já compraram com a fulana do blog tal." Ela faz parte do Brechó das Comadres, um blog comunitário com participantes do Rio de Janeiro e Vitória.

A paulista Angela Maria Euzébio, de 36 anos, do blog Varalzin, ficou amiga de Suzi, de Monica, e por aí vai. "Não nos enxergamos como concorrentes, pelo contrário, há muita camaradagem", ressalta a assistente de administração, que hoje se veste basicamente com o que encontra na internet. "Viramos uma espécie de comunidade, da qual fazem parte tanto aquelas que compram, como as que vendem." Algumas consumidoras chegam a mandar para as blogueiras suas fotos vestidas nas peças adquiridas, como uma prova de satisfação.

Dicas fashion

Entre os vários endereços, há blogs que não só vendem, como também dão dicas de moda. É o caso do C’est Vintage, idealizado pela consultora de estilo Ângela Brito, de 33 anos, que mora em Niterói, Rio de Janeiro. Ela vende modelitos garimpados em feiras de antiguidades, e ensina a mesclar o antigo e o moderno. "Muita gente gosta do vintage, mas tem dificuldade no uso diário, pois pode ficar caricatural ou com cara de figurino."

Independentemente do estilo de cada uma, comprar roupa usada também se tornou uma maneira de estimular o consumo consciente. Essa é uma tendência forte na Europa, onde há várias feiras nos moldes do mercado de pulgas. A proliferação desses blogs está, portanto, em sintonia com os novos tempos.

Isabella de Souza Nascimento, de 23 anos, faz desse mercado virtual a sua diversão. Depois de longas horas de estudo para prestar concurso público, a baiana de Salvador relaxa trabalhando no seu blog, o Vitrine Virtual 08. A partir de looks de famosas do show biz, recortados de revistas, seleciona peças em vários outros blogs que possam compor o mesmo visual das celebridades. Dá uma trabalheira danada. Embora não lhe renda dinheiro, adora mostrar que simples mortais também podem se vestir com estilo - e com roupa usada. "Muita gente pede ajuda para encontrar algum produto especial", conta. "Aí fico pesquisando até localizar. Até hoje, só não consegui achar um leque." Em seu blog, há uma lista gigante com vários endereços. Descubra o seu favorito e prepare o bolso.

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