Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Blogs e sites viram ferramentas de talentos mirins

02/11/08 - 09h00 - Atualizado em 02/11/08 - 13h02

Blogs e sites viram ferramentas de talentos mirins

Graças a internet, crianças expressam talentos em arte, música e moda.
Pais discutem se restrição a computador pode limitar expressão dos filhos.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Tamanho da letra

Filho de peixe: o blogueiro Breno, 11 anos, é filho de Bruno Rodrigues, autor do primeiro livro de Webwriting do Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Esqueçam as bonecas, as pipas e até mesmo os carrinhos. É cada vez mais comum crianças preferirem como brinquedos blogs e sites de vídeos, onde eles atuam como produtores, editores e, claro, protagonistas.

Os irmãos Renzo e Caio Reisch, de 12 e 13 anos, usaram o computador de casa para criar videoclipes de Renzo tocando guitarra, com composições próprias feitas desde os 10, e filmados por Caio.

“Queria mostrar a música. Pego o violão, começo a tocar e tudo vem naturalmente”, conta Caio, que já tem 12 músicas feitas, mas nove ainda não foram gravadas e só uma foi filmada.

“Há dois anos bloquei o computador porque eles ficaram direto no jogo. Hoje, se eles vão bem na escola, libero, se vão mal, corto”, pondera a mãe da dupla, Marina Dalle Nogare.

11 anos e 3 blogs

No caso de Breno Rodrigues, de 11 anos, foi justamente o universo dos jogos, mais precisamente o Eragon, que o levou à literatura. "Imagina se eu tivesse encrencado com os games? O que os pais precisam é ter tempo com os filhos e participar", pondera o pai coruja Bruno Rodrigues, que também é o autor do primeiro livro de Webwriting do Brasil.

“Comprei o jogo, aí saiu o filme e descobri o livro. Li o primeiro, o segundo e estou ansioso para lançarem o terceiro. Muitas vezes me inspiro no jogo para escrever histórias”, conta o Bruno.

Liberdade de expressão

Um dos vencedores de um concurso do suplemento infantil do jornal “O Globo”, Breno ganhou como prêmio a função de alimentar durante três meses o Bloguinho. “Meu primeiro blog foi o Dinoblog, com 8 anos. Minha mãe fez e eu ia colocando os textos. Fui crescendo e os textos foram ficando melhores. Mas ela sempre revisa”, conta ele, hoje no terceiro blog, o templário.

Mallu Magalhães conquistou o público via internet e agora se preparara para lançar seu disco (Foto: Divulgação)

“Gosto muito de poder falar o que quiser. Não me importo de ninguém ler, quero colocar as idéias para fora”, disse, ressaltando que, quando crescer, quer ser biólogo profissional e escritor por hobby.

Versos virtuais aos 6

A vontade de colocar o que pensa para fora veio ainda mais cedo em Nathalia. Quem lê o Flornat, no entanto, nem imagina que vem de uma criança de 6 anos versos como “a tristeza bate na alma e toca uma música em mim”.

“Resolvi fazer o blog porque gosto muito de escrever. Eu penso na história, escrevo no blog e o Breno (o padrasto) revisa”, conta ela, que tem direito a uma hora por dia em frente ao computador.

Moda e música

Algumas brincadeiras como essa acabam virando profissão. Queridinha mirim da MPB, a cantora Mallu Magalhães cavou seu lugar ao sol a partir do site de relacionamentos My Space, onde cadastrou suas músicas. Hoje, com 16 anos, ela já lançou seu conteúdo para telefones celulares e está às vésperas de lançar seu primeiro disco.

Nos Estados Unidos, a moda é o que move o blog da pequena Tavi. Com 12 anos, ela se fotografa com inúmeros looks sob as mais diferentes tendências e avalia a composição do visual.

0 comentários:

Heres Mitta

Desapareceu3