BM começa ano com ofensiva contra o tráfico em Caxias
Treze pessoas foram presas pela Brigada Militar nos primeiros dias de 2009
A Brigada Militar (BM) caxiense começou 2009 com uma ofensiva no combate ao tráfico de drogas. Entre quinta e sexta-feira, policiais prenderam duas mulheres, que estão recolhidas na Penitenciária Industrial de Caxias.
De 1º de janeiro até sexta-feira, a corporação fez cinco operações. Com elas, por exemplo, superou o número de apreensões de pedras de crack na comparação com todo o mês janeiro do ano passado. Em nove dias, 188 pedras da droga foram recolhidas, contra 180 no primeiro mês de 2008.
No ano passado, 52 mulheres foram detidas por envolvimento no comércio de entorpecentes. Neste ano, três foram presas. A última operação da semana ocorreu na madrugada de sexta-feira, quando Karina da Silva de Oliveira, 23 anos, foi detida em uma casa na Rua Flavio Chaves, no bairro Montes Claros. Com ela, a polícia apreendeu duas trouxinhas de cocaína e 10 de maconha, 11 pedras de crack e uma balança de precisão. A BM recolheu ainda R$ 694.
A outra prisão ocorreu no final da tarde de quinta-feira, no bairro Fátima. Terezinha Maria Teles, 44, foi presa e a filha dela, uma adolescente de 15 anos, apreendida. A jovem foi enquadrada como vítima de corrupção de menores. A operação ocorreu às 18h de quinta-feira, na Rua Ivone Jobim Vargas.
Na casa, foram apreendidas 26 pedras de crack, uma balança de precisão e um estilete. Além disso, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com a numeração raspada, 11 projéteis calibre 38, uma munição de pistola calibre 35, seis estojos deflagrados de calibre 38 e uma munição calibre 32 para espingarda. A casa já havia sido alvo de uma operação da Polícia Civil no dia 25 de setembro de 2008, quando foi apreendida uma pequena quantia de drogas, segundo o delegado Marcelo Grolli. Aquela ocorrência foi registrada como posse de entorpecentes.
— Nós vamos manter essa ação contra o tráfico, porque entendemos que ele está por trás dos grandes crimes. Muitas mulheres estão inseridas em pontos que antes eram dominados pelos homens — afirma o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Júlio César Marobin.
O envolvimento das mulheres no tráfico foi mostrado pelo Pioneiro há uma semana. Segundo dados oficiais, a cada 10 flagrantes de tráfico da BM em 2008, havia a participação de três mulheres. Segundo a polícia, normalmente a aproximação ocorre a partir dos companheiros. Quando os homens são presos, as mulheres tomariam conta do ponto para sustentar a família.
Pioneiro
0 comentários:
Postar um comentário